Qual o Melhor Tijolo Para Churrasqueira? Guia 2024

A churrasqueira feita a base de tijolos é bem comum tanto aqui no Brasil como em alguns países no mundo.

As pessoas que desejam fazer essa churrasqueira acabam ficando em dúvida se existe um tijolo ideal para ser utilizado.

Por essa razão, vim aqui te contar qual o melhor tijolo para churrasqueira.

qual o melhor tijolo para churrasqueira

Se quiser conferir qual é o mais recomendado para não ter dúvidas na hora da compra, é só ler até o fim!

Qual o melhor tijolo para churrasqueira

Muitas pessoas que investem ou querem começar a investir no exterior da sua casa e um ótimo primeiro passo para fazer isso é criar a área de lazer, no caso, a área da churrasqueira.

E o principal da área de lazer é a churrasqueira, que alguns optam pelas churrasqueiras padrões, já moldadas e feitas por empresas, mas outros optam por montar a sua própria sob medida.

Aqui no nosso blog inclusive você pode encontrar um guia de como montar churrasqueira pré-moldada, caso opte por comprar uma pronta.

Como sabemos e vemos na maior parte dos filmes e principalmente comerciais, o material mais utilizado para fazer essas churrasqueiras é o Tijolo, que dá um ar rústico e elegante ao local.

Por conta desse grande desejo de ter um local aconchegante e muito bonito, algumas pessoas buscam por ter uma churrasqueira igual, mas se encontram em dúvidas sobre qual material utilizar.

E durante a procura sobre esse tipo de material e qual escolher pode acabar não descobrindo, então irei te ajudar sobre esse assunto.

Algumas pessoas utilizam dois tipos de tijolo, o Maciço junto do Refratário, já outras utilizam apenas um dos dois tipos, e logo abaixo irei te ajudar sobre qual dos dois tipos escolher.

tijolo para construir churrasqueira

Usar tijolo Maciço ou Refratário

Antes de falar qual dos dois utilizar irei te dar a definição de cada um dos dois tijolos para que seja de mais fácil escolha.

Tijolo Maciço:

O tijolo maciço é diferente dos tijolos comuns que são utilizados para construir casas e etc, são na realidade tijolos totalmente preenchidos, sem aqueles furos no meio da peça.

É geralmente usado em casas que querem ter um modelo mais rústico em paredes ou utilizado para construir muretas e bancadas.

Ele é considerado uma opção melhor para a decoração de ambientes ou peças, no caso, decoração da churrasqueira, não sendo totalmente recomendado para churrasqueiras.

Tijolos Refratários:

Os tijolos refratários são assim como o tijolo maciço totalmente preenchidos, e também muito pouco utilizados para construção de casas e etc.

Esse modelo de tijolo é mais utilizado para locais em si que recebem muito calor, e podem ser utilizados mais para chaminés e churrasqueiras.

É um modelo de tijolo que aguenta bastante calor e também consegue mantê-lo dentro de uma área e distribuindo muito bem o calor por toda a área igualmente.

Agora que já sabemos as características de cada um desses dois tipos de tijolos mais bem utilizados vamos comentar sobre qual deles usar.

Com a definição dos dois tipos é apontado duas coisas: o Maciço é para decoração e o Refratário mais adequado para aguentar calor frequentemente.

Então, com esses fatores apontados sobre os dois tijolos é visto que o maciço pode ser usado mais para um exterior e decoração, e o refratário para a churrasqueira em si.

Por que utilizar o tijolo refratário

Mas por que utilizar o tijolo refratário, sendo ele mais caro e considerado para alguns “mais feio” que o tijolo maciço em questões estéticas.

Como já citado anteriormente, o tijolo refratário é um ótimo detentor de calor, conseguindo suportar altas temperaturas frequentemente e sem nenhum problema.

como montar churrasqueira de tijolo

Além de ser um ótimo material para churrasqueira que oferece uma ótima distribuição de calor por toda a churrasqueira e também a preservação desse calor.

Sem deixar de lembrar que esse material contribui para o menor uso de carvão já que ele preserva o calor.

Conclusão

Como você acabou de ler, existe sim, um tijolo específico para a construção de churrasqueira.

É importante que você faça a escolha certa na hora da compra, pois você irá garantir mais resistência e durabilidade para a sua churrasqueira.

Além disso, é possível que você dê o seu toque especial, como decorando e até mesmo, pintando o tijolo da churrasqueira.

Mas se você não quer ter o trabalho de construir uma churrasqueira, temos um artigo com as melhores churrasqueiras a carvão, aqui no Nosso Churrasco.