Como Fazer Panceta Na Churrasqueira? Guia 2024

A Panceta é um corte suíno conhecido por ser curado e seco mas, ainda assim, sendo muito saboroso e versátil, podendo ser um acompanhamento ou a proteína principal.

E sabemos da fama que a carne suína tem de ficar mais seca facilmente, comparada a outras carnes, e por isso muitos churrasqueiros ficam com medo de prepará-la na churrasqueira.

Por isso, no artigo de hoje, vou te falar como preparar panceta na churrasqueira.

como fazer panceta na churrasqueira

Então, para conferir essa dica e ainda outras de como prepará-la e temperá-la, é só ler até o final!

Como fazer panceta na churrasqueira

A Panceta é uma carne suína que quando feita na churrasqueira proporciona uma grande suculência e sabor.

Porém, é uma carne menos conhecida e muitos consideram também como de difícil preparo, mas saiba que comparada a outras carnes, ela oferece um ótimo custo benefício.

Por isso, irei te ensinar hoje a como preparar panceta na churrasqueira de forma fácil e deliciosa, confira abaixo:

Passo 1: Prepare a Panceta

Depois de limpar a carne de forma correta, é recomendado que você faça furinhos na carne, por toda sua superfície, o máximo possível.

Logo após isso, você deve temperar a carne muito bem, para que ela fique mais saborosa, suculenta e também adquire mais maciez.

Passo 2: Comece a preparar para assar

Depois de você preparar a carne você deve prepará-la novamente, só que dessa vez para levá-la para churrasqueira.

Para fazer isso, basta você embrulhar a carne em um papel alumínio ou papel celofane e levar para a churrasqueira, nesse momento você pode, por exemplo, levar junto embrulhado temperos, ervas e vegetais/legumes.

Se você não tem muita prática com churrasco, para te ajudar nesse passo eu recomendo o artigo ensinando a acender com álcool a churrasqueira.

Passo 3: Asse bem a carne

O próximo passo e, por incrível que pareça, muita gente erra é o de assar a carne.

Assar a carne é o passo essencial, por isso execute de forma correta, deixe assar durante 1 hora com o papel alumínio ou celofane. 

Logo após, faça um corte na parte de baixo do papel, para sair o excesso de líquido e retire o excesso de sal.

Depois, é só você desembrulhar a carne e colocá-la para dourar dos dois lados, até atingir o ponto perfeito e da sua escolha.

como assar panceta na churrasqueira

Outras formas de fazer panceta na churrasqueira

Existem outras diversas formas que você pode preparar a sua panceta na churrasqueira, mas antes devemos comentar sobre o que é a panceta de forma rápida.

A panceta, como citado anteriormente, é uma carne de porco, que é famosa por seu sabor, maciez e suculência.

É uma carne que se encontra entre a parte inferior da carcaça junto da costela e também dos lombos, que oferece um grande potencial.

Sabendo disso, ela pode ser preparada como:

Panceta, sal grosso e limão:

Para preparar esse tipo de panceta basta fazer pequenos cortes na carne, depois basta salgá-la e enrolá-la em papel alumínio.

Depois de uma hora assando basta repetir o processo da forma anterior, retirar líquido e excesso de sal e deixar dourar, no fim deixe descansar na geladeira, fatie e sirva com limão.

Panceta fatiada:

Outra forma simples de preparo e também muito conhecida é a de fatiar a panceta antes de assar, que é apenas repetir processos anteriores mas na versão fatiada.

Nessa versão existem macetes, um deles é você fatiar ela bem fina, fazendo com que asse mais rápido e não precisa utilizar papel alumínio.

Panceta marinada:

Nesse modo de preparo, é na verdade um modo de temperar, que você pode juntar com outra forma de assar, por exemplo a fatiada ou com limão.

Basta acrescentar ingredientes de sua preferência para fazer a marinada, como: vinagre, azeite, óleo ou até mesmo cerveja e vinho branco, deixar marinar e assar, fica um sabor delicioso!

Dicas para fazer uma ótima panceta na churrasqueira

Agora, se restam dúvidas sobre o preparo da panceta, irei dar algumas ótimas dicas para facilitar na hora de fazer a sua panceta na churrasqueira.

Dica 1: Escolha a carne boa

Escolher uma boa carne é essencial, já que ela é o elemento principal, a panceta pode ser escolhida de forma simples e rápida.

Uma forma de escolha mais rápida, é pegar as pancetas de marcas de qualidade, ou aquelas que vem em marinadas, ou buscar pelos cortes mais macios e de boa aparência.

Dica 2: Tempere bem

O tempero é essencial, já que é ele que faz a carne ter um grande destaque na refeição, por isso não dispense o uso deles.

Os temperos podem ser variados, você pode utilizar diversos ingredientes, como o sal grosso, ervas finas, pimentas e temperos cítricos.

como temperar panceta para churrasqueira

Dica 3: Marinada

A marinada tem um grande potencial em carnes de porco, por conta de fazerem que a carne ganhe mais suculência, já que carnes de porco são famosas por serem secas.

Por esse motivo, utiliza bastante as técnicas de marinada com vinagre, cerveja, vinhos, entre outros, pois agregam mais suculência e também sabor e maciez!

Dica 4: Tenha uma brasa controlada

Para se fazer churrasco de panceta é necessário, é claro, a brasa.

Então, quando falamos de brasa controlada, é quando o churrasqueiro deve acertar a brasa certa para a carne que está fazendo, para que não ocorram acidentes como a carne queimar ou ficar crua.

Conclusão

Como você acabou de ler, a panceta, por mais que seja um corte suíno, ela pode sim ficar muito suculenta e saborosa feita na churrasqueira.

Basta ter alguns cuidados na hora do preparo, como te ensinei acima, que a sua carne ficará maravilhosa. 

Além de todo preparo, é claro, o tempero também é essencial, então escolha os seus preferidos para dar o seu toque especial.

Mas não limite suas receitas, confira também como assar peixe na churrasqueira, em um artigo do Nosso Churrasco.